Banco de Ajudas Técnicas
O Banco de Ajudas Técnicas assume-se como uma resposta que possibilita às pessoas idosas com incapacidade temporária ou prolongada, o acesso a produtos de apoio/ajudas técnicas, necessários à satisfação das suas necessidades básicas, ao seu conforto e qualidade de vida, em situações de
dependência ou incapacidade, proporcionado ainda acompanhamento próximo aos cuidadores através da dinamização de ações de informação, orientação e capacitação para o ato de cuidar.
O BAT surge como uma resposta que pretende atenuar as dificuldades sentidas por este público no
acesso a produtos de apoio, em decurso do desajustamento temporal entre a necessidade e a resposta ao pedido do produto de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) do ISS, IP. e à dificuldade económico-financeira da pessoa idosa para a aquisição/aluguer imediato de produtos de apoio, a preço de mercado.
Tem como principais objetivos aumentar a rede de apoio às pessoas idosas com incapacidade e seus
cuidadores, atenuar os efeitos da incapacidade e melhorar a qualidade de vidas das pessoas idosas e seus cuidadores, contribuindo para a execução do Plano de Desenvolvimento Social de Viana do
Castelo.
O BAT funciona a partir da sede do Posto de Assistência Social de Alvarães, onde se realizam os processos de atendimento, receção de inscrições, admissão, atribuição e receção de produtos de apoio, bem como o planeamento e avaliação das ações dirigidas aos cuidadores.
O Banco de Ajudas Técnicas dispõe de 2 atividades:
- cedência de produtos de apoio no prazo máximo de 2 dias após o pedido (se disponível);
- desenvolvimento de ações de informação e capacitação para cuidadores.
O Banco de Ajudas Técnicas é um projeto pioneiro, apoiado pelo BPI/Fundação "La Caixa" através da Iniciativa Social Descentralizada de 2023 e do Prémio BPI Séniores de 2024.