A Instituição

O Posto de Assistência Social de Alvarães surge na sequência de uma outra Instituição, o Posto de Assistência Médica de Alvarães, fundada em 1950, que dava resposta na área da saúde através de serviços diários de consulta médica e de enfermagem. Nos anos setenta, quando os Serviços Médicos Sociais começaram a dar resposta às necessidades de toda a população, foi necessário orientar o Posto de Assistência Médica de Alvarães para a área de Apoio Social. Assim, em 1980, foi criada a nova Instituição, denominada Posto de Assistência Social de Alvarães, a qual veio a ser registada em 1981.

Ainda em 1981, surge a valência de Centro de Dia, direcionada para a terceira idade, nas instalações da antiga Escola Primária, com base num acordo entre a Instituição e a Junta de Freguesia, sendo esta uma resposta social pioneira nas freguesias do concelho de Viana do Castelo. Com o surgimento de novas necessidades sociais, foi criado, em 1992, o Serviço de Apoio ao Domicilio. A par deste trabalho, e face à necessidade de criar outras infraestruturas que proporcionassem aos utentes das valências já existentes um serviço de maior qualidade, surgiu, em 1995, um projeto de restauração e ampliação das instalações (Centro de Dia) e criação de um Lar para a Terceira Idade. Em 1998 este projeto tornou-se realidade tendo sido acolhidos os primeiros vinte e dois utentes no, então, novo equipamento social denominado Lar S. José.

Em 2005, através da celebração de um Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo criou-se uma equipa multidisciplinar responsável pelo acompanhamento de 39 famílias beneficiárias do rendimento social de inserção. Este acordo, revisto em 2007, alargou o acompanhamento para 100 agregados familiares e após nova revisão, em 2011,  alargou o âmbito territorial de intervenção para 17 freguesias. Em Janeiro de 2023, e no âmbito da descentralização de competências de ação social para os municípios, cessou o Acordo que até então vigorava e foi celebrado novo Acordo, desta vez com o Município de Viana do Castelo,  o qual permitiu assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até 31 de maio de 2023, data em que a equipa cessou a sua atividade.  Desde 01 de junho de 2023,  as competências desta equipa passaram a ser diretamente assumidas pelo Município de Viana do Castelo. 

As necessidades locais decorrentes da inexistência de uma resposta para o acolhimento de crianças até aos 3 anos, conduz a instituição a fundar a construção de uma Creche, em terreno cedido pela Junta de Freguesia de Alvarães. Em Julho de 2012, a Creche Bercinho S. José entra em funcionamento colmatando, assim, uma necessidade expressa por várias famílias. Em 2013, no piso superior da creche inicia também funcionamento o Centro de Noite, com capacidade para acolher 12 pessoas idosas em situação de dependência.

Em 2014, no âmbito de uma parceria com a Junta de Freguesia de Alvarães, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Comissão Social interfreguesias de Alvarães, União de freguesias de Mazarefes e Vila Fria e Vila Franca, assumiu a gestão da Loja Social de Alvarães, localizada nas instalações da antiga Escola da Costeira, através da sua equipa RSI. Em Novembro do mesmo ano, desenvolveu e implementou um serviço de fisioterapia de lógica social, aberto e acessível à comunidade em geral, com preços sociais, o qual se desenvolve nas instalações da instituição ou no domicílio. 

Em Janeiro de 2016, após a apresentação de uma candidatura no âmbito do Portugal 2020, entra em funcionamento a equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, designada por equipa CLDS 3G Viana Sul, cuja intervenção é direcionada para as áreas do emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental e capacitação da comunidade e das instituições, no território correspondente às freguesias da margem sul do Rio Lima, do concelho de Viana do Castelo.

Em 2017 deu-se início à execução do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas - POAPMC, através de um consórcio de parceiros, coordenados pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, alargando, assim, a nossa intervenção comunitária a 70 indivíduos das freguesias de Alvarães, Vila de Punhe e Barroselas, concluindo a sua intervenção em novembro de 2019.

Em 2019, após candidatura no âmbito da Integração Socioprofissional da Comunidade Cigana, a instituição dá início ao projeto INTEGRO, com vista à integração de 20 indivíduos da comunidade cigana no período de 9 meses, o qual decorreu entre agosto de 2019 e abril de 2020.

Em Setembro de 2020, resultado de uma parceria entre o Gabinete de Apoio à Família (GAF), a CMVC e o PASA, é criada uma equipa multidisciplinar para execução do CLDS 4ª Geração, com intervenção no território infra-concelhio, correspondente às freguesias da margem sul do Rio Lima, prevendo-se a sua execução até 2023.

Em Setembro de 2021, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do PASA, é lançado o Banco de Ajudas Técnicas de Alvarães, no âmbito de uma parceria entre o PASA e a Junta de Freguesia de Alvarães que oferece apoio logístico ao projeto.

Além do exposto, ao longo dos anos, a instituição tem desempenhado um relevante papel de apoio comunitário, através da distribuição de géneros alimentares do FEAC e do Banco Alimentar, constituindo-se entidade de referência local para atribuição de bens alimentares. De referir, ainda, que o PASA integra o Núcleo Executivo da Rede Social de Viana do Castelo, assegura a qualificação de três CSIF´s e integra a Direção da União Distrital das IPSS de Viana do Castelo.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora